NÃO TEMAS

Escrito em 25/06/2020
gesiel.antonio1978



 

Introdução 

 

- hoje quero ministrar sobre medo, pois o meu alvo é ver toda a igreja reunida aqui novamente. Velhos, jovens, crianças... todos! Não fique ruim comigo não por ter esse alvo, pois eu creio que esse é o alvo de Deus para a sua igreja.

 

- Uma característica básica entre vencedor e perdedor é que o vencedor se guia por propósito e o perdedor por sentimentos. O vencedor não abre mão do seu propósito e seus princípios, ainda que seus sentimentos sejam contrários. Ele ajusta seus sentimentos ao seu propósito de vida.

 

- O perdedor vive através dos seus sentimentos e para não contraria-los ele muda o propósito ou torce seus princípios.

 

- Veja que tanto vencedor quanto perdedor tem sentimentos. A questão é que o vencedor mantém seus sentimentos ruins no controle. Ele não aceita que eles definam suas vidas. Já o perdedor vive ao sabor dos seus sentimentos.

 

Exemplo de alguém que precisa perdoar alguém por alguma coisa. Um vencedor, por mais difícil que seja, ele busca a Deus até que o perdão seja liberado. Já um perdedor se afunda na falta de perdão, se ressente, vive amargurado e acaba por destruir a sua vida.

 

- o perigo dos sentimentos que não são controlados, é que eles acabam por torcer os seus princípios e valores por causa dos sentimentos desequilibrados.

 

- Se olharmos a vida dos vencedores em Deus, veremos que existe um sentimento constante em todos eles: o medo. Medo é um sentimento que todos vencedores precisaram vencer para que cumprissem o seu chamado.

 

- O medo entrou na vida do ser humano lá no Éden. Quando Adão pecou ele se escondeu porque ficou com medo de Deus. Qual era o medo? De Deus matá-lo por ter desobedecido. O medo foi gerado como consequência do pecado.

 

- No fundo, toda origem de qualquer medo é o confronto final com Deus. Um dia todos veremos o Senhor face a face e aí entra o medo desse encontro quando a nossa própria consciência nos acusa. 

 

- A questão é que Deus não vai nos matar. Somos nós mesmos que nos matamos. Quando Deus diz para não fazermos certas coisas, Ele tá pensando em nós e não Nele.

 

Saul foi alguém que viveu controlado pelo medo. Veja o final da vida dele e perceba que isso é completamente maligno para alguém.

 

Vamos ver alguns exemplos de vencedores e o que eles fizeram para não serem conduzidos pelo medo.

 

1) Isaque - medo de seus inimigos.

 

- Isaque tinha medo de Abimeleque, rei dos filisteus.

 

Gênesis 26:24,25

24 Na mesma noite, lhe apareceu o SENHOR e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo; abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão, meu servo. 25 Então, levantou ali um altar e, tendo invocado o nome do SENHOR, armou a sua tenda; e os servos de Isaque abriram ali um poço.

 

- Deus disse que estaria com ele. Por isso ele não precisaria ficar com medo. Isaque levantou um altar ao Senhor e venceu seu medo.

 

Você hoje está com medo dos seus inimigos? Essa enfermidade é um inimigo que se levantou contra a nossa vida.

 

Toda a palavra de Deus foi escrita e se aplica na sua vida hoje.

 

Isaac tinham medo dos filisteus pois eles eram muito mais numerosos do que ele. Mas o Senhor afirma, maior é aquele que está em você do que aquele que está nesse mundo.

 

Quando o Senhor afirma que está conosco, então você não precisa temer mais nada.

Estarei contigo todos os dias até a consumação dos séculos.


 

2) Josué - Medo de não conseguir fazer o que tem que ser feito.

 

Josué era servidor de Moisés. Moisés foi um grande instrumento nas mãos de Deus: sinais, milagres e prodígios eram vistos através da vida dele. E quando estavam prestes a entrar na terra prometida Moisés morre e Josué assume o lugar dele.

 

- Josué ouviu do povo que o seguiria desde que o Senhor fosse com ele como foi com Moisés.

Josué 1:17 Como em tudo obedecemos a Moisés, assim obedeceremos a ti; tão-somente seja o SENHOR, teu Deus, contigo, como foi com Moisés.

 

Diante dele estava o rio Jordão para através e a cidade de Jericó para conquistar, muralhas muito fortificadas. Veja os primeiros desafios dele.

 

Deus diz para ele não temer, mas para ser corajoso e ficar dentro do propósito e princípio estabelecidos. 

 

Josué 1:5-9

5 Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. 6 Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais. 7 Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. 8 Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. 9 Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.

 

Disse que o engrandeceria para que todos o seguissem. Assim, Josué venceu seu medo. Levantou um altar no meio do Jordão ao Senhor e uma coluna em gigal.

 

Para seguir a frente, Josué precisou vencer os medos que ele tinha: o medo de não ser qualificado para fazer aquilo que Deus tinha chamado ele para fazer. Eu e você precisaremos vencer os medos de não sermos qualificados para o propósito de Deus.

 

Deus parou o rio Jordão para que o povo passasse sem se molhar. O povo todo depois de ver aquilo reconheceu que Deus era com Josué.

 

Não vamos deixar o medo conduzir a nossa vida, pois o Senhor é aquele que conduz a minha vida. Vou deixar o Espírito Santo me conduzir em todas as coisas.

 

Levantar um altar é o reconhecimento de que o Senhor é que fez aquele milagre.


 

3) Pedro - Medo de não ser aceito pelo Senhor

 

Em determinado dia Pedro depois de passar a noite inteira pescando, sem conseguir pegar nada, ele recebe uma palavra de Jesus dizendo para ele lançar novamente a rede. Ele então experimenta a maior pescaria que já havia acontecido até aquele dia.

 

- Após ver o poder de Jesus e a sua própria pequenez, Pedro imaginou que jamais poderia fazer parte dos discípulos de Jesus. Pedro já havia sido reprovado pelos rabinos pois não ele não era qualificado para ser ensinado por eles.

 

O medo aqui vem pois pensou que novamente seria rejeitado pela atitude que ele tinha tido.

 

Lucas 5:8-11

8 Vendo isto, Simão Pedro prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, retira-te de mim, porque sou pecador. 9 Pois, à vista da pesca que fizeram, a admiração se apoderou dele e de todos os seus companheiros, 10 bem como de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus sócios. Disse Jesus a Simão: Não temas; doravante serás pescador de homens. 11 E, arrastando eles os barcos sobre a praia, deixando tudo, o seguiram.

 

- Jesus o chamou e disse para não temer que, de agora em diante, ele faria parte do ministério do Senhor de pescar homens.

 

- Pedro levantou um altar ao Senhor: largou tudo para trás. Nunca tenha medo de ser rejeitado por Jesus, Ele morreu por você, Ele te escolheu, Ele te chamou.

 

Vença esse medo em sua vida.


 

4) Paulo - Medo de acontecer tudo novamente.

 

At 18:7-11, At 27:24.

 

- Paulo tinha bons motivos para pensar que seria torturado. Vivia fugindo de cidade em cidade. Mas Deus tinha um tempo novo para ele naquele lugar. Deus o confortou dizendo que ninguém lhe faria mal.

 

- Paulo levantou um altar ao Senhor naquele lugar ensinando aquelas pessoas a palavra de Deus.


 

5) Abraão - Medo de não conquistar seu sonho.

 

- você conhece a história de Abraão, Deus disse a ele que ele seria abençoado em todas as coisas e que a sua descendência seria tão numerosa como as estrelas do céu, porém o tempo. Passava e ele continuava sem filhos. 

 

- Em certo momento Deus viu que Abraão estava com medo. Deus disse a Abraão, quando ele estava frustrado por não ter filho, para não ter medo, pois Ele era seu escudo e o filho viria por intervenção divina.

 

- Abraão estava com medo dos seus sonhos não se realizarem na sua vida. Ele disse a Deus que não adiantava ser muito abençoado se ele não tivesse uma descendência para que todas as coisas fossem mantidas na sua família.

 

Gênesis 15:1-6

1 Depois destes acontecimentos, veio a palavra do SENHOR a Abrão, numa visão, e disse: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande. 2 Respondeu Abrão: SENHOR Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer? 3 Disse mais Abrão: A mim não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro. 4 A isto respondeu logo o SENHOR, dizendo: Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro. 5 Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade. 6 Ele creu no SENHOR, e isso lhe foi imputado para justiça.

 

- Deus estava dizendo para Abraão: você tem problemas? Não tenha medo pois eu sou o teu escudo. Escudo serve para proteção, ainda que as flechas sejam atiradas contra você, o escudo impede de que elas atinjam você. Não tenha medo!

 

- Neste dia o medo de Abraão foi resolvido. Abraão levantou um altar ao Senho quando creu no que o Senhor disse, ainda que fosse contra qualquer esperança natural.


 

6) Elias - Medo de morrer

 

Ainda bem que nestes dias ninguém tem medo de morrer.

 

Elias entrou em uma crise de medo quando ele foi ameaçado de morte.

 

I Reis 19:3,4

3 Temendo, pois, Elias, levantou-se, e, para salvar sua vida, se foi, e chegou a Berseba, que pertence a Judá; e ali deixou o seu moço. 4 Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó SENHOR, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais.

 

- o medo fez que ele tomasse decisões completamente equivocadas. Tentando fugir da morte, ele vai se esconder no meio de um deserto. Você acha coerente alguém tentar fugir da morte e correr para o lugar onde mais se morre?

 

- Esse é um dos piores medos na vida de alguém, pois ele cria uma fortaleza em nossa vida. Precisamos lutar para não permitir que essa fortaleza seja estabelecida em nossa vida.

 

Elias deixou entrar na sua vida esse medo e para ser transformado, Deus precisou intervir para mudar isso.

 

1Rs 19:5-19

5 Deitou-se e dormiu debaixo do zimbro; eis que um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come. 6 Olhou ele e viu, junto à cabeceira, um pão cozido sobre pedras em brasa e uma botija de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir. 7 Voltou segunda vez o anjo do SENHOR, tocou-o e lhe disse: Levanta-te e come, porque o caminho te será sobremodo longo. 8 Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus. 9 Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do SENHOR e lhe disse: Que fazes aqui, Elias? 10 Ele respondeu: Tenho sido zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida. 11 Disse-lhe Deus: Sai e põe-te neste monte perante o SENHOR. Eis que passava o SENHOR; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do SENHOR, porém o SENHOR não estava no vento; depois do vento, um terremoto, mas o SENHOR não estava no terremoto; 12 depois do terremoto, um fogo, mas o SENHOR não estava no fogo; e, depois do fogo, um cicio tranqüilo e suave. 13 Ouvindo-o Elias, envolveu o rosto no seu manto e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. Eis que lhe veio uma voz e lhe disse: Que fazes aqui, Elias? 14 Ele respondeu: Tenho sido em extremo zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida. 15 Disse-lhe o SENHOR: Vai, volta ao teu caminho para o deserto de Damasco e, em chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria. 16 A Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei sobre Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar. 17 Quem escapar à espada de Hazael, Jeú o matará; quem escapar à espada de Jeú, Eliseu o matará. 18 Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou. 19 Partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; ele estava com a duodécima. Elias passou por ele e lançou o seu manto sobre ele.

 

  • Deus interferiu, o alimentou com comida dos céus e disse que esse medo precisaria de um processo longo para extirpa-lo da vida dele.

 

  • Deus conduziu Elias por um longo caminho, para vencer o medo existe um caminho de Deus para você andar.

 

  • Mesmo andando no caminho do Senhor, existem recaídas. Elias entra em uma caverna. Deus pergunta para ele: o que vc está fazendo aqui?

 

  • Deus coloca Elias novamente para funcionar, para fazer a obra dele.

 

  • Deus tira o vitimismo na vida de Elias, você não está sozinho, existem muitos outros lutando a mesma luta.

 

  • Deus conecta Elias ao corpo. Até aquele momento Elias andava sozinho, mas agora ele conecta Elias com Eliseu.

 

- Elias se dispôs ao processo e Deus fez uma faxina na vida dele. Ele foi restaurado e concluiu seu propósito de vida;

 

- Elias levantou um altar ao Senhor colocando novamente Deus no centro da sua vida.

 

Depois disso nunca mais houve um sentimento de medo da morte na vida de Elias.


 

Conclusão 

 

- A palavra é uma só: não temas. Enfrente o seu medo confiando no que Deus diz. 

 

- Deus nunca chamou um filho Dele de medroso. Mas sempre disse: não temas!!!

 

Isso é uma escolha!!!!