Tempo de crer e de conquistar
Introdução
Nesses dias Deus nos deu uma palavra para marchar para a conquista da terra.
Não esqueça que no caminho da conquista de Canaã havia gigantes e cidades fortificadas.
Muitos, as portas de Canaã, depois de espiar a terra, vão achar que os inimigos são maiores e mais fortes que nós. Mas como Josué e Calebe disse: se o Senhor se agradar de nós, destruiremos esses gigantes e essas cidades fortificadas com tranquilidade.
Números 13:25-14:9.
Nm 13:25 — Nm 14:9 (Almeida Revista e Atualizada)
O relatório dos espias recebido com incredulidade
Dt 1.26-33
25 Ao cabo de quarenta dias, voltaram de espiar a terra, 26 caminharam e vieram a Moisés, e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, a Cades; deram-lhes conta, a eles e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra. 27 Relataram a Moisés e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e, verdadeiramente, mana leite e mel; este é o fruto dela. 28 O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades, mui grandes e fortificadas; também vimos ali os filhos de Anaque. 29 Os amalequitas habitam na terra do Neguebe; os heteus, os jebuseus e os amorreus habitam na montanha; os cananeus habitam ao pé do mar e pela ribeira do Jordão.
30 Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela. 31 Porém os homens que com ele tinham subido disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. 32 E, diante dos filhos de Israel, infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra que devora os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. 33 Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos.
Sedição do povo
1 Levantou-se, pois, toda a congregação e gritou em voz alta; e o povo chorou aquela noite. 2 Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Tomara tivéssemos morrido na terra do Egito ou mesmo neste deserto! 3 E por que nos traz o SENHOR a esta terra, para cairmos à espada e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos para o Egito? 4 E diziam uns aos outros: Levantemos um capitão e voltemos para o Egito.
5 Então, Moisés e Arão caíram sobre o seu rosto perante a congregação dos filhos de Israel. 6 E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes 7 e falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muitíssimo boa. 8
Se o SENHOR se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e no-la dará, terra que mana leite e mel. 9 Tão somente não sejais rebeldes contra o SENHOR e não temais o povo dessa terra, porquanto, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o SENHOR é conosco; não os temais.
Assim temos dois caminhos. Infamar e morrer no deserto ou crer e possuir a terra.
Entendendo o tempo
Se tem algo importante em nossa vida cristã é entender o tempo em que estamos vivendo. A bíblia relata pelo menos quatro mil anos de história do ser humano. Nesses quatro mil anos, muitas experiências foram relatadas e se nós não colocarmos a questão do tempo nessas histórias, podemos pegar o fio errado para nos posicionarmos no hoje.
O escritor de Hebreus disse que Deus falou muitas vezes e de muitas maneiras e que antigamente, Ele falou através de profetas aos pais, mas que agora tem falado pelo Filho. Hebreus 1:1-4
Hb 1:1 — Hb 1:4 (Almeida Revista e Atualizada)
A revelação de Deus
1 Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, 2 nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. 3 Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas, 4 tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles.
O escritor deixa claro que o tempo da revelação da palavra do Filho é muitíssimo superior ao que os profetas e anjos falaram antes Dele. Em outras palavras, estamos vivendo um tempo de uma revelação completa e superior a tudo o que foi relatado na palavra de Deus antes desse tempo.
Se eu e você resolvermos viver agindo com a revelação do tempo antes de Jesus, com certeza estaremos vivendo aquém do que é possível viver. Não desfrutaremos dos privilégios desse tempo. Viver fora do tempo, e ainda atrasado em relação a revelação presente, é um atentado contra a nossa própria vida.
A vida e vida abundante
Jesus veio trazer as boas novas do evangelho. Essas boas novas é que hoje é possível ter vida, e acima de tudo uma vida abundante. Veja como a vida antes de Jesus era complexa e não abundante. A quantidade de mandamentos que as pessoas tinham que cumprir e assim mesmo ainda não havia certeza da benção de Deus. Qualquer um dos muitos mandamentos diários que não fosse cumpridos, a benção não viria. Era uma vida espiritual complicada de viver.
Mas Jesus veio dizer que não precisamos mais viver nessa tormenta de tentar agradar a Deus através dos mandamentos. Jesus veio dizer que podemos andar debaixo da graça de Deus e viver a vida abundante que Ele sempre quis nos dar desde o Éden.
Hoje, em Cristo Jesus, fomos aceitos pelo Pai. Jesus agrada completamente a Deus. Esse foi o testemunho que Deus deu a respeito Dele. Mateus 17:5. Se estamos em Cristo Jesus, já agradamos a Deus. Não há necessidade de caminharmos na linha de tentarmos algo que já foi feito.
Se Deus se agradar de nós
Quando Josué falava para os filhos de Israel sobre conquistar Canaã ele disse que se Deus se agradasse deles, eles teriam vitórias sobre os gigantes e as cidades fortificadas de Canaã.
Isso é completamente correto e vemos que Josué buscou isso toda a sua vida como líder de Israel. A única vez que não agradou, ele perdeu uma batalha. Logo em seguida fez o que Deus disse, e ganhou a guerra. O problema é que em nosso tempo hoje, a questão não é mais assim.
Se olharmos atentamente o velho testamento, desde o Sinai, veremos que essa era a forma de ser um vencedor, agradar a Deus. O maior problema é nós vivermos assim no tempo de hoje. Vivermos em função de agradarmos a Deus. Se isso acontecer, estaremos vivendo no tempo errado. Pois, nesse tempo presente, todos que estão em Cristo Jesus, já agradam a Deus.
Jesus já consumou essa obra na cruz do calvário. Nessa questão, não há nada que possamos fazer para que isso aconteça, haja vista que já aconteceu. Temos que começar a vida cristã a partir desse ponto.
A obra já está consumada. Já foi realizada. Porque ela foi realizada, eu e você podemos desfrutar da poderosa e doce graça de Deus. Podemos viver a vida abundante que Jesus veio nos propiciar.
O problema é que o diabo vai fazer todo o possível para nos colocar na posição de agradar a Deus. Como isso é impossível do homem conquistar, ficaremos todo o tempo com a sensação de estarmos em débito com Deus. Isso vai solapar nossa fé e impedir de vivermos com liberdade e desfrute a vida cristã.
O paralítico
Jo 5:1 — Jo 5:9 (Almeida Revista e Atualizada)
A cura de um paralítico
1 Passadas estas coisas, havia uma festa dos judeus, e Jesus subiu para Jerusalém.
2 Ora, existe ali, junto à Porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco pavilhões. 3 Nestes, jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos 4 [esperando que se movesse a água. Porquanto um anjo descia em certo tempo, agitando-a; e o primeiro que entrava no tanque, uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse]. 5 Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. 6 Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado? 7 Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. 8 Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. 9 Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar. E aquele dia era sábado.
A palavra de Deus diz que Jesus certa vez foi ao tanque de betesda. O tanque de betesda era um lugar de poder de cura. Segundo a tradição, uma vez que o anjo agitasse a água, a primeira pessoa que entrasse nela ficaria curada. Imagino a aflição dos enfermos diante daquele poço. Primeiro tinham que ficar olhando firmemente para as águas do poço para não perder a oportunidade que estava sendo dada. Segundo precisavam chegar primeiro. Deveria ser uma guerra quando a água se movia. Eles competiam entre si para poder serem curados.
Nessa situação tinha ali um paralítico a cerca de trinta e oito anos naquele lugar. Não eram trinta e oito dias, semanas ou meses, mas anos. Por ser paralítico não conseguia chegar ao poço antes dos outros e acabava que não era curado.
Jesus chegou ali, viu o paralítico e foi falar com ele. Perguntou se ele queria ser curado. Ele começou a reclamar que não tinha ninguém por ele. Por isso ele ainda estava naquela situação. Jesus o curou de forma instantânea naquele momento. Depois disso Jesus foi embora.
Se aquele lugar era um lugar de enfermos, porque Jesus não aproveitou e curou a todos? Porque Ele escolheu logo aquele paralítico?
Essa passagem é um símbolo da diferença entre a nova e a velha aliança. É uma alegoria da diferença entre os tempos.
Betesda significa casa de misericórdia. Por isso a misericórdia de Deus estava naquele lugar. Em certo momento ela se manifestava. Mas, para receber essa misericórdia, o doente tinha que correr até o poço e se atirar nele. Tinha que ser o primeiro. Somente se ele fosse o primeiro receberia a misericórdia de Deus.
A cura dependia do esforço próprio de cada um. Os que não conseguiam ficavam de fora. Todos os que estavam ali estavam sabendo disso e preparados para se esforçarem ao máximo para poder ter a misericórdia de Deus.
O único que sabia que não podia através de seu esforço próprio receber a misericórdia de Deus era o paralítico. Por isso Jesus foi até ele oferecer a graça de Deus.
A graça de Deus é uma questão de fé e não de esforço próprio.
Somente os da fé é que recebem a vida abundante de Deus. Os que acham que podem se esforçar para poderem ser abençoados, vão ficar esperando o agitar das águas. Os que sabem que não podem agradar a Deus vão crer que Jesus já o fez por eles. Quando a pessoa crer nisso, ela se enche de fé e toma posse da benção da vida abundante conquistada por Jesus na cruz.
Qual foi a parte do paralítico na cura dele? Somente crer na palavra de Jesus para ele se levantar. Somente isso. Não houve esforço humano nenhum da parte dele. Porque Jesus não curou os outros? Porque havia na mente deles um princípio errado. Qual princípio? Eles poderiam contribuir para que as curas deles viessem a acontecer. Dessa forma eles estariam invalidando a graça de Deus. Seria esforço próprio e não graça. Por isso Jesus não podia fazer nada por eles. Eles estavam vivendo com o princípio do tempo errado. Jesus estava estabelecendo um novo tempo e eles insistiam em viver no tempo antigo.
Infelizmente muitos estão vivendo assim hoje. Não tomam posse da vida abundante porque estão vivendo hoje, no tempo da graça, com o princípio do tempo da lei. Não conseguirão desfrutar da benção para esse tempo.
Hoje estamos debaixo do favor de Deus. Basta crer, e a benção se estabelece. Veja que Jesus simplesmente o curou. Não colocou nenhuma condição para que isso acontecesse, simplesmente o curou. A palavra de Deus diz que há da parte de Deus sempre um sim em todas as Suas promessas. II Coríntios 1:20. Não há condições, mas há sempre um sim. Eu e você precisamos viver nessa base. Essa é a base da vida abundante. Estamos em Cristo e Cristo já agradou a Deus por mim e por você. Basta crer que assim é, e assim será.
Conclusão.
Josué disse que se eles agradassem a Deus, eles seriam vitoriosos na conquista de Canaã. Isso é verdade, e mais verdade ainda é que Deus já se agradou de nós em Cristo Jesus. Então, não há dúvidas que começou um tempo de conquistas, basta crermos na graça do Senhor Jesus e trazermos as vitórias a existência em fé na palavra de Deus crendo que Ele nos ama de forma inexplicável.
Você pode achar que a sua situação é um pouco mais complicada. Mas a palavra de Deus diz que Ele é poderoso para fazer infinitamente mais do que o que você precisa. Efésios 3:20. Crê nisso? Então tome posse da benção. Se anime para as conquistas e desfrute da vida abundante do Senhor para eu e você.
Que Deus te abençoe.