Introdução
Os sentimentos dão cor as nossas vidas. Mas, quando eles estão instáveis, podem destruir as nossas vidas. Os nossos sentimentos não devem dominar a nossa vida. É facil dominar e lidar os sentimentos que consideramos bons em nossa vida: uma alegria, uma vitória, uma conquista... mas existem outras que são muito difíceis de lidarmos.
Tem um, em particular, que normalmente tem parado, desviado e afligido a maioria dos filhos de Deus. Estou me referindo ao sentimento de frustração. Todas as pessoas sabem conviver muito bem com a vitória, mas, somente os vencedores, sabem sair da frustração.
A frustração não deveria acontecer para os filhos de Deus. Afinal, nenhum dos planos de Deus podem ser frustrados. Você sabia que no céu não existe nenhuma frustação? Então porque será que este sentimento está aniquilando e parando os filhos de Deus?
Temos frustrações com nosso cônjuge, filhos, trabalho, amigos, igreja, liderança, discípulos e até com Deus. No entanto, a frustração mais difícil de lidar é quando estamos frustrados com nós mesmos.
A frustração acontece quando as coisas não acontecem da forma como imaginávamos ou como tínhamos planejado.
Como já disse, filhos do Altíssimo, não deveriam ficar frustrados, mas ficam. Quando ficam, o que fazer?
João 14:1-7a
O contexto - os discípulos estavam frustrados porque quando vieram a seguir Jesus, estavam na expectativa que o Senhor iria destruir o império romano e estabelecer novamente o reino de Israel. Mas, agora, Jesus estava dizendo que iria morrer. Isso deu um nó na cabeça dos discípulos. Nesse momento, Jesus ensinou como sair da frustração.
João 14:1-7a Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também. E vós sabeis o caminho para onde eu vou. Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho? Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai.
Jesus estava vendo um ambiente de frustação nos discípulos, pois as coisas não estavam acontecendo da maneira como eles imaginavam. Assim também acontece com cada um de nós. No meio deste ambiente Jesus ensina a forma como eles deveriam lidar com aquela situação.
Primeiro - Jamais tome decisões importantes dentro de alguma frustração.
Segundo - Resolva a frustração.
Como?
Primeiro - Cuide do coração. Não deixe o seu coração perder a paz e tranquilidade porque você está frustrado.
Segundo - Tenha fé. Creia em Deus e no Seu Filho Jesus Cristo. Resolva a frustração confiando em Deus. Creia que o Senhor não te abandonou e que Ele terminará a obra que começou em sua vida. Deus cuida de você e jamais irá te abandonar.
Terceiro - Se possível, entenda o que aconteceu. No caso específico, Jesus explicou que não estava abandonando-os, mas iria para o Pai em função de trabalhar para eles. v2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. Procure alguém mais experiente para te ajudar a entender o que está acontecendo. Fuja daqueles que são boca do inferno na sua vida. Existirão situações que Deus não explica porque ainda não somos maduros suficientes para entender.
Quarto - Ative a esperança. Viva na expectativa (esperança) de que Jesus está voltando. v3 E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também. A minha e a sua vida não é deste mundo. Somos cidadãos dos céus. Vai chegar a hora que vamos para casa.
Quinto - Você precisa de mais Jesus e não menos. Enquanto você está aqui, Jesus é o tudo que você precisa para não ficar frustrado. V4-6 E vós sabeis o caminho para onde eu vou. Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho? Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. Ele é o caminho, verdade e vida. Se tentar viver a sua vida nos moldes naturais, a frustração será uma companheira inseparável.
Sexto - Conheça o Senhor. v7 Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Conhecer o Senhor é a forma de resolver qualquer frustração. Quanto mais você O conhece, menos frustrado você fica. Nenhuma frustração permanece diante do brilho do Senhor.
Vamos ver um exemplo desses princípios na prática, meditando na vida de Moisés.
Moisés foi um homem que Deus usou muito: enviou as pragas, abriu o mar, caiu pão do céu, fluía água da Rocha, uma nuvem durante o dia os cobria no deserto, uma coluna de fogo à noite e por aí vai.
Diante de tantos feitos, o povo ainda rejeitava e falava mal de Moisés. Porque ele nunca ficou frustrado com esse povo? Porque ele amava tanto esse povo que não o honrava como seu líder? Vamos ver esse milagre na vida de Moisés.
Moisés era um homem preparado da melhor forma que um ser humano poderia ser nesse mundo. Conhecia toda a ciência da época, poderoso em obras e palavras. Atos 7:22 E Moisés foi instruído em toda a ciência dos egípcios; e era poderoso em suas palavras e obras.
Quando teve a revelação que Deus o usaria para libertar o povo de Israel do Egito, segundo o seu próprio planejamento, foi cumprir o desígnio divino. Atos 7:23-29 E, quando completou a idade de quarenta anos, veio-lhe ao coração ir visitar seus irmãos, os filhos de Israel. E, vendo maltratado um deles, o defendeu, e vingou o ofendido, matando o egípcio. E ele cuidava que seus irmãos entenderiam que Deus lhes havia de dar a liberdade pela sua mão; mas eles não entenderam. E no dia seguinte, pelejando eles, foi por eles visto, e quis levá-los à paz, dizendo: Homens, sois irmãos; por que vos agravais um ao outro? E o que ofendia o seu próximo o repeliu, dizendo: Quem te constituiu príncipe e juiz sobre nós? Queres tu matar-me, como ontem mataste o egípcio? E a esta palavra fugiu Moisés, e esteve como estrangeiro na terra de Midiã, onde gerou dois filhos.
Ele pensou que simplesmente rejeitando o mundo para viver o opróbio de Cristo era suficiente para cumprir o propósito de Deus. Ele queria simplesmente andar pelo caminho. Esqueceu que precisava ainda da verdade e da vida para ter êxito. Hebreus 11:23-26 Pela fé, Moisés, apenas nascido, foi ocultado por seus pais, durante três meses, porque viram que a criança era formosa; também não ficaram amedrontados pelo decreto do rei. Pela fé, Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado; porquanto considerou o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão.
Tentou fazer a obra à sua maneira. Simplesmente não funcionou. Sempre que isso acontecer, a frustração baterá a porta. Moises entendeu o caminho que Deus tinha para ele, mas ele ainda não conhecia a verdade e a vida.
Jesus falou isso para Tomé: eu sou o caminho a verdade e a vida. A frustação somente desaparece quando conhecemos a Deus completamente.
Ficou quarenta anos convivendo com a frustração. A ponto de ficar gago e desiludido com a vida.
Aos 80 anos, talvez já conformado com a vida que ele estava vivendo, frustrado e fora do propósito de Deus... Deus entra na história novamente de Moisés. Deus brilha através da sarça e Moisés sai da frustração. Ele começa a conhecer o Senhor. Deus sempre termina a Sua obra em nossa vida. Êxodo 3:1-4 Apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã; e, levando o rebanho para o lado ocidental do deserto, chegou ao monte de Deus, a Horebe. Apareceu-lhe o Anjo do Senhor numa chama de fogo, no meio de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia. Então, disse consigo mesmo: Irei para lá e verei essa grande maravilha; por que a sarça não se queima? Vendo o Senhor que ele se voltava para ver, Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés! Moisés! Ele respondeu: Eis-me aqui!
Nunca mais ficou frustrado. Foi até o fim. O que fez Moisés, sair e viver vencendo as frustrações? Conheceu o Senhor. Não foi exatamente isso que Jesus disse aos Seus discípulos? Crede em Mim. Se tivésseis Me conhecido ...
Moisés decidiu conhecer o Senhor todos os dias da sua vida, Moisés aprendeu um hábito. Todos os dias ele ia para a tenda da congregação. O que ele fazia ali? Conversava com Deus face a face. Resolver a frustração não está fora, está dentro. Não é mudando o contexto, mas é se achegar a Deus cada dia mais. Simples assim. Êxodo 33:7-11 Ora, Moisés costumava tomar a tenda e armá-la para si, fora, bem longe do arraial; e lhe chamava a tenda da congregação. Todo aquele que buscava ao Senhor saía à tenda da congregação, que estava fora do arraial. Quando Moisés saía para a tenda, fora, todo o povo se erguia, cada um em pé à porta da sua tenda, e olhavam pelas costas, até entrar ele na tenda. Uma vez dentro Moisés da tenda, descia a coluna de nuvem e punha-se à porta da tenda; e o Senhor falava com Moisés. Todo o povo via a coluna de nuvem que se detinha à porta da tenda; todo o povo se levantava, e cada um, à porta da sua tenda, adorava ao Senhor. Falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo; então, voltava Moisés para o arraial, porém o moço Josué, seu servidor, filho de Num, não se apartava da tenda.
Qual a diferença entre a vida de Moises e a vida de todo o povo? Moisés saia da sua tenda e ia adorar a Deus na tenda da congregação (a tenda do encontro), enquanto o povo adorava a Deus na porta da sua própria tenda. Moisés via a Deus face a face, o povo não via isso.
Nesse tempo de solitude, o que Moisés aprendeu com Deus para não ficar frustrado?
Primeiro - Conheceu a visão divina. Ele sabia a vontade de Deus, como Ele pensava e como Ele sentia. Moisés jamais perdeu a visão e o vigor. Aos cento e vinte anos eles estavam intactos. Sempre será assim quando alguém se enche da Presença de Deus. Números 12:1-8 Falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cuxita que tomara; pois tinha tomado a mulher cuxita. E disseram: Porventura, tem falado o Senhor somente por Moisés? Não tem falado também por nós? O Senhor o ouviu. Era o varão Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra. Logo o Senhor disse a Moisés, e a Arão, e a Miriã: Vós três, saí à tenda da congregação. E saíram eles três. Então, o Senhor desceu na coluna de nuvem e se pôs à porta da tenda; depois, chamou a Arão e a Miriã, e eles se apresentaram. Então, disse: Ouvi, agora, as minhas palavras; se entre vós há profeta, eu, o Senhor, em visão a ele, me faço conhecer ou falo com ele em sonhos. Não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a forma do Senhor; como, pois, não temestes falar contra o meu servo, contra Moisés?
Moisés nunca perdeu a sua visão durante todos os anos que viveu na presença do Senhor. Todos aqueles que desfrutam da presença de Deus também mantem a sua visão clara.
Segundo - Aprendeu a viver em equipe. Não condenou a equipe, ele aprendeu a andar em unidade. Dividia o seu propósito com setenta anciãos que o Senhor escolheu para ajudá-lo. Números 11:16-17 Disse o Senhor a Moisés: Ajunta-me setenta homens dos anciãos de Israel, que sabes serem anciãos e superintendentes do povo; e os trarás perante a tenda da congregação, para que assistam ali contigo. Então, descerei e ali falarei contigo; tirarei do Espírito que está sobre ti e o porei sobre eles; e contigo levarão a carga do povo, para que não a leves tu somente.
Terceiro - Aprendeu a servir. Amava o que Deus deu a ele. Não o infamava, mas cuidava e protegia. Deus, em algumas oportunidades, Deus a Moisés a escolha entre servir aquele povo de dura cerviz ou ter outro povo para cuidar. A escolha de Moisés sempre foi em permanecer com aquele povo. Ele os amava.
Êxodo 32:9-10 Disse mais o Senhor a Moisés: Tenho visto este povo, e eis que é povo de dura cerviz. Agora, pois, deixa-me, para que se acenda contra eles o meu furor, e eu os consuma; e de ti farei uma grande nação.
Êxodo 32:31-33 Tornou Moisés ao Senhor e disse: Ora, o povo cometeu grande pecado, fazendo para si deuses de ouro. Agora, pois, perdoa-lhe o pecado; ou, se não, risca-me, peço-te, do livro que escreveste. Então, disse o Senhor a Moisés: Riscarei do meu livro todo aquele que pecar contra mim.
Números 14:11-12 Disse o Senhor a Moisés: Até quando me provocará este povo e até quando não crerá em mim, a despeito de todos os sinais que fiz no meio dele?
Com pestilência o ferirei e o deserdarei; e farei de ti povo maior e mais forte do que este.
Numeros 14:19 Perdoa, pois, a iniquidade deste povo, segundo a grandeza da tua misericórdia e como também tens perdoado a este povo desde a terra do Egito até aqui.
NA tenda do encontro Moisés aprendeu a enxergar como Deus enxergava, ele aprendeu a trabalhar da maneira como Deus trabalhava e ele aprendeu a amar, valorizar e servir aquilo que Deus amava, valorizava e servia.
Quando Moisés saía do seu tempo de solitude com o Senhor, ele trazia a Glória do Senhor em seu próprio rosto. Todos sabiam que ele esteve com Deus.
O mesmo que aconteceu com Pedro e João diante do sinédrio. As pessoas ouvindo eles diziam que aqueles homens tinham andado com Jesus, por isso falam da mesma forma de Jesus.
Chega uma hora que não haverá diferença entre você e o Senhor. Esse é o momento onde a frustração não terá mais espaço em sua vida. Êxodo 34:29-30. Atos 4:13.
Eu e você não fomos chamados para viver em frustração, mas para vivermos na tenda da congregação. Então, vamos para lá, pois Ele nos aguarda. Assim se edifica uma igreja imparável.