Introdução
Tem tempos que queremos desanimar por causa das muitas guerras que passamos. Velhas batalhas que parecem que nunca acabam.
Uma vontade de parar com tudo em sua vida. Dependendo do dia e do que estamos vivendo, o sentimento é de jogar tudo fora e desistir de tudo. Você já passou por isso em sua vida?
O que fazer nestes momentos?
Isaías 43:1-3a
1 Mas agora, assim diz o SENHOR, que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. 2 Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. 3 Porque eu sou o SENHOR, teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador.
Tudo começa na palavra de Deus, precisamos entender a palavra de Deus e a partir dela que deveremos agir.
Nossa vida muda, amadurece e muitas coisas mudam em nossa vida. Mas uma coisa que nunca passa é a palavra de Deus. Por isso não podemos tomar decisões firmados nas circunstâncias da nossa vida, mas deveríamos sempre nos firmar na palavra de Deus.
Uma das coisas que as escrituras nos ensinam é que existe um descanso da palavra de Deus.
Como é esse descanso? Passivo? Com certeza não.
É um descanso em saber quem somos e quem é Deus em nossa vida. Isso que Deus estava reafirmando a Isaías neste texto que lemos. Quando Deus diz que nada iria atingir Isaías, ele estava dizendo que era Ele mesmo que estava guardando a vida dele e protegendo de todo mal.
A postura certa não irá te livrar das guerras e das tribulações, mas com certeza te levará a vitória em toda dificuldade em sua vida.
Esse descanso é proativo.
Vamos ver um exemplo desta postura certa que todos devemos ter.
II Rs 13:14-19 14
"Estando Eliseu padecendo da enfermidade de que havia de morrer, Jeoás, rei de Israel, desceu a visitá-lo, chorou sobre ele e disse: Meu pai, meu pai! Carros de Israel e seus cavaleiros! 15 Então, lhe disse Eliseu: Toma um arco e flechas; ele tomou um arco e flechas. 16 Disse ao rei de Israel: Retesa o arco; e ele o fez. Então, Eliseu pôs as mãos sobre as mãos do rei. 17 E disse: Abre a janela para o oriente; ele a abriu. Disse mais Eliseu: Atira; e ele atirou. Prosseguiu: Flecha da vitória do SENHOR! Flecha da vitória contra os siros! Porque ferirás os siros em Afeca, até os consumir. 18 Disse ainda: Toma as flechas. Ele as tomou. Então, disse ao rei de Israel: Atira contra a terra; ele a feriu três vezes e cessou. 19 Então, o homem de Deus se indignou muito contra ele e disse: Cinco ou seis vezes a deverias ter ferido; então, feririas os siros até os consumir; porém, agora, só três vezes ferirás os siros.'
Neste texto Eliseu estava perto de partir e ele era alguém quer sempre ajudava o rei Jeoás, para auxiliar nas guerras. Neste momento o rei da Síria, inimigo de Israel, estava vencendo Israel. Eliseu estava morrendo e o rei Jeoás, desesperado.
Então Eliseu deu a ele uma direção do que deveria fazer nesta situação.
Primeiro - pega seu arco e flecha.
Você vai vencer com o que tem na mão, eram as armas comuns que todo guerreiro possuía. Não olhe o que vc não tem. Deus faz os milagres com o que vc tem. Muitos esperam algo novo da parte de Deus para que então a vitória aconteça. Pare com isso, o Senhor já te deu tudo o que você precisa para vencer suas lutas. Muitos desprezam aquilo que já possuem.
Segundo - pôs as mãos sobre as mãos de Jeoás.
Você tem a benção de Deus. Colocar as mãos junto é o sinal de que Deus é com você. Por isso, vai vencer. Como se Deus falasse para você: estamos juntos nessa guerra. Deus vai usar o que você tem, mas Ele sempre abençoa o que você tem nos suas mãos.
Terceiro - abre a janela.
Cria a oportunidade. Nada fuja. Não espere. Não seja passivo. Quer um emprego? Então saia em busca dele. Abrir a janela é algo que você deve fazer e não Deus.
Quarto - oriente.
Toda a guerra tem a ver com a sua posição de ter largado a carne, o mundo e o diabo. Quando Deus chamou Abraão, ele mandou que ele fosse para o ocidente. Então o oriente aponta para os inimigos, sua velha vida e o ocidente aponta para o propósito em sua vida, sua nova vida.
Enxergue seus verdadeiros inimigos, nossa luta não é contra carne e sangue, mas principados e potestades. Nossa luta é espiritual e não natural. Não se levante contra pessoas que não são os seus inimigos. É muito importante ter a visão certa.
Quinto - atire.
Avance. Não retroceda. Vai para cima. Proativo.
Sexto - flecha da vitória será o que vc tem e Deus abençoou.
O que já está nas suas mãos é justamente a flecha que te trará a vitória. Muitos estão perdendo tempo tentando achar as flechas para ter a vitória. Deus diz: já está na sua mão.
Sétimo - até o fim.
Até os consumir. Não desista nunca. O homem de Deus ficou indignado pois o rei escolheu não foi até o fim. O rei atirou somente três vezes, e o seu inimigo não foi completamente destruído.
Precisamos entender que o nosso chamado de Deus é para ir até o fim, completar a carreira.
Muitos afrouxam o seu posicionamento no primeiro sinal de mudança, mas não fomos chamados a ir até o meio do caminho.
Quero te mostrar um exemplo prático na vida de alguém que escolheu viver esses princípios e teve vitória completa sobre os seus inimigos. Davi contra Golias.
Neste texto Golias estava parando o exército de Israel durante 40 dias, um único homem impedindo um exército inteiro.
I Sm 17:37-53 37
Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão e das do urso; ele me livrará das mãos deste filisteu. Então, disse Saul a Davi: Vai-te, e o SENHOR seja contigo. 38 Saul vestiu a Davi da sua armadura, e lhe pôs sobre a cabeça um capacete de bronze, e o vestiu de uma couraça. 39 Davi cingiu a espada sobre a armadura e experimentou andar, pois jamais a havia usado; então, disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o usei. E Davi tirou aquilo de sobre si. 40 Tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco pedras lisas do ribeiro, e as pôs no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão; e, lançando mão da sua funda, foi-se chegando ao filisteu. 41 O filisteu também se vinha chegando a Davi; e o seu escudeiro ia adiante dele. 42 Olhando o filisteu e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço ruivo e de boa aparência. 43 Disse o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para vires a mim com paus? E, pelos seus deuses, amaldiçoou o filisteu a Davi. 44 Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas-feras do campo. 45 Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. 46 Hoje mesmo, o SENHOR te entregará nas minhas mãos; ferir-te-ei, tirar-te-ei a cabeça e os cadáveres do arraial dos filisteus darei, hoje mesmo, às aves dos céus e às bestas-feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel. 47 Saberá toda esta multidão que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos. 48 Sucedeu que, dispondo-se o filisteu a encontrar-se com Davi, este se apressou e, deixando as suas fileiras, correu de encontro ao filisteu. 49 Davi meteu a mão no alforje, e tomou dali uma pedra, e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa; a pedra encravou-se-lhe na testa, e ele caiu com o rosto em terra. 50 Assim, prevaleceu Davi contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e o feriu, e o matou; porém não havia espada na mão de Davi. 51 Pelo que correu Davi, e, lançando-se sobre o filisteu, tomou-lhe a espada, e desembainhou-a, e o matou, cortando-lhe com ela a cabeça. Vendo os filisteus que era morto o seu herói, fugiram. 52 Então, os homens de Israel e Judá se levantaram, e jubilaram, e perseguiram os filisteus, até Gate e até às portas de Ecrom. E caíram filisteus feridos pelo caminho, de Saaraim até Gate e até Ecrom. 53 Então, voltaram os filhos de Israel de perseguirem os filisteus e lhes despojar
Golias - esplendor do inferno. Parando todos. Mostrando que é maior que nós. Até que ele encontrou um pequeno gigante maior que ele.
Primeiro – Ele proclamou fé
v37 Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão e das do urso; ele me livrará das mãos deste filisteu. Então, disse Saul a Davi: Vai-te, e o SENHOR seja contigo.
O exército de Saul achava que não tinha nada para poder vencer Golias, mas Davi não fez isso, ele não esqueceu as vitórias anteriores. “Quero trazer à memória aquilo que me dá esperança”.
Segundo – ele usou aquilo que ele tinha nas mãos -
v40 Tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco pedras lisas do ribeiro, e as pôs no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão; e, lançando mão da sua funda, foi-se chegando ao filisteu.
A vitória será com o que você tem e é. Não com o que você não tem. Cajado, funda e pedras. O “só isso” será poderoso nas mãos de deus. Não despreze aquilo que Deus colocou nas suas mãos.
Terceiro – Deus está com você -
v45 Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.
Você já tem a benção de Deus. O Senhor já colocou as mãos Dele sobre as suas. A guerra é sua ou a guerra é do senhor? Se Deus é por mim, quem será contra mim?
Quarta – ele entendeu quem era o verdadeiro inimigo -
v 46-47 Hoje mesmo, o SENHOR te entregará nas minhas mãos; ferir-te-ei, tirar-te-ei a cabeça e os cadáveres do arraial dos filisteus darei, hoje mesmo, às aves dos céus e às bestas-feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel. 47 Saberá toda esta multidão que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos.
O alvo do diabo não sou eu. Existe algo maior em jogo. Há uma guerra espiritual. Eu faço parte, mas não sou o centro. A guerra é contra o reino de Deus. Eu não sou a vítima, eu faço parte do exército de Deus.
Quinta – ele correu para cima do problema... ele abriu a janela -
v48 Sucedeu que, dispondo-se o filisteu a encontrar-se com Davi, este se apressou e, deixando as suas fileiras, correu de encontro ao filisteu.
Abriu a janela. Correu para cima do Golias. Ele enfrentou o problema, não ficou parado esperando Deus fazer alguma coisa. Eu e você precisamos enfrentar as nossas guerras.
Sexta – ele atirou a pedra –
v 49,50 Davi meteu a mão no alforje, e tomou dali uma pedra, e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa; a pedra encravou-se-lhe na testa, e ele caiu com o rosto em terra. 50 Assim, prevaleceu Davi contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e o feriu, e o matou; porém não havia espada na mão de Davi.
Fez o Golias cair com o que tem a mão. Foi rápido e certeiro sem fazer barulho (pedras lisas). Até aqui é o ponto onde a maioria das pessoas vão. Até lutam contra os inimigos e possuem algumas vitórias no meio do caminho. Mas no primeiro sinal de vitória, afrouxam e param de lutar.
Eliseu falou para Jeoás que ele deveria matar completamente os seus inimigos, mas ele não fez isso. Qual a diferença de Davi? Ele não parou neste ponto.
Sétimo – ele foi até o fim -
v51 Pelo que correu Davi, e, lançando-se sobre o filisteu, tomou-lhe a espada, e desembainhou-a, e o matou, cortando-lhe com ela a cabeça. Vendo os filisteus que era morto o seu herói, fugiram.
Não aceite uma vitória parcial, vá até o final nas suas lutas. Eliseu havia dito ao rei que ele deveria atirar 5 ou 6 flechas, ir até o fim... quantas pedras que Davi pegou para lutar contra Golias? 5 pedras, isso aponta que ele estava preparado para ir até o fim. Ele não aceitou apenas o gigante cair, ele arrancou a sua cabeça. Matou completamente os seus inimigos.
Consequência da sua vitória v52-53 Então, os homens de Israel e Judá se levantaram, e jubilaram, e perseguiram os filisteus, até Gate e até às portas de Ecrom. E caíram filisteus feridos pelo caminho, de Saaraim até Gate e até Ecrom. 53 Então, voltaram os filhos de Israel de perseguirem os filisteus e lhes despojaram os acampamentos.
A vitória de Davi não foi somente dele, todo o exército se motivou com a vitória de Davi e uma vitória maior ainda aconteceu depois. O exército aqui aponta para a igreja.
Eles se levantaram contra os filisteus e venceram a todos eles. Sabe qual foi a consequência? Pegaram os despojos da guerra. Despojos são as recompensas daquela guerra.
Você percebe o que acontece quando escolhemos viver os princípios de Deus?
Você terá vitória pessoal nas suas guerras
A igreja foi beneficiada, toda ela.
Outra coisa, Deus foi exaltado. Esse é o fim de todas as coisas: toda honra e toda a glória sejam dadas ao Senhor.
E Davi? Virou rei.
Quando você vence, a igreja cresce e Deus é glorificado. Esse é o fim de tudo.
Use as flechas da vitória.
Deus abençoe sua vida poderosamente
De seu irmão em Cristo, Pr Wilson Oliveira da Silva em 18 de outubro do ano 2020 depois que Cristo
partiu. Alegro-me de ter tanto tempo que Ele partiu, pois isso significa que, hoje, está mais perto dele voltar.