Introdução
Jr 29:11 — Jr 29:13 (Almeida Revista e Atualizada)
11 Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. 12 Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. 13 Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.
Nós estamos vivendo um tempo de muitas provações, e neste tempo acabam surgindo muitas dúvidas nas pessoas, mas saiba que isso não existe em Deus.
Em tempos como esse, um fundamento muito importante não pode deixar de existir em nossa vida: somos amados de Deus.
Mateus 4
Mt 4:1 — Mt 4:12 (Almeida Revista e Atualizada)
A tentação de Jesus
1 A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 2 E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. 3 Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. 4 Jesus, porém, respondeu: Está escrito:
Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.
5 Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo 6 e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito:
Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem;
e:
Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra.
7 Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito:
Não tentarás o Senhor, teu Deus.
8 Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles 9 e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. 10 Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito:
Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.
11 Com isto, o deixou o diabo, e eis que vieram anjos e o serviram.
JESUS FOI LEVADO ao deserto para ser tentado pelo diabo, antes disso acontecer Deus o preparou para passar por este momento.
Deus poderia ter dado muitas coisas para Jesus, mas ele deu uma única coisa: tu és meu filho amado em quem tenho todo o meu prazer.
E foi justamente isso que o diabo tentou tirar de Jesus na tentação: se você realmente é filho de Deus...
Nós estamos passando por um tempo de provação, um deserto... no deserto precisamos firmar as estacas, nosso fundamento.
E nós precisamos também de um fundamento certo para passarmos por este tempo. E para nós o Senhor fala a mesma coisa que disse a Jesus: somos filhos amados de Deus.
Deus não depende de mim ou de você para nos amar e estar conosco nos protegendo e nos guardando.
Conhecer a Deus não muda o amor que Ele tem por nós. Deus não muda dependendo do que fazemos ou pelas escolhas que tomamos.
Conhecer o Senhor é poderoso para nós, mas, isso não vai mudar o que Deus pensa e faz a nosso respeito.
Se somos filho, e você é filho, então somos completamente amados e Deus é completamente Pai para nos guardar e proteger.
Um pai ama seus filhos assim que são gerados. Ele os ama simplesmente porque tem seu sangue.
Eu e você temos o “sangue de Deus”. Somos filhos porque temos o mesmo Espírito.
Nascemos por vontade de Deus.
E carregamos o sangue real que é o Espírito Santo de Deus!!! Romanos 8:9 9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
Fomos comprados pelo sangue de Jesus para termos o mesmo Espírito que Ele.
Daniel
Daniel 6:10 (Almeida Revista e Atualizada)
10 Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas do lado de Jerusalém, três vezes por dia, se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer.
O Livramento
Dn 6:17 — Dn 6:23 (Almeida Revista e Atualizada)
17 Foi trazida uma pedra e posta sobre a boca da cova; selou-a o rei com o seu próprio anel e com o dos seus grandes, para que nada se mudasse a respeito de Daniel. 18 Então, o rei se dirigiu para o seu palácio, passou a noite em jejum e não deixou trazer à sua presença instrumentos de música; e fugiu dele o sono.
19 Pela manhã, ao romper do dia, levantou-se o rei e foi com pressa à cova dos leões. 20 Chegando-se ele à cova, chamou por Daniel com voz triste; disse o rei a Daniel: Daniel, servo do Deus vivo! Dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões? 21 Então, Daniel falou ao rei: Ó rei, vive eternamente! 22 O meu Deus enviou o seu anjo e fechou a boca aos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; também contra ti, ó rei, não cometi delito algum. 23 Então, o rei se alegrou sobremaneira e mandou tirar a Daniel da cova; assim, foi tirado Daniel da cova, e nenhum dano se achou nele, porque crera no seu Deus.
1) Olha o que Paulo diz sobre isso
Romanos 8:32-39 32 Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? 33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. 34 Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. 35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? 36 Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. 37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. 38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, 39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Nessa nova vida, Paulo cita quatro coisas que são consequências do amor de Deus em nossas vidas.
São essas coisas que, constantemente, o diabo faz tudo para que as esqueçamos. São elas:
Deus nos dará todas as coisas;
não adianta tentar nos acusar;
muito menos nos condenar e, por fim,
nada poderá nos separar do amor de Deus.
A) Dará - normalmente é o que mais damos valor e buscamos.
B) Acusação e condenação é onde o diabo mais trabalha para nos parar: mesmo que tenhamos feito coisas que poderíamos ser acusados ou condenados, o Senhor diz que já fomos justificados, por isso ninguém pode nos acusar. Deus não nos condena!
Ninguém pode ser condenado duas vezes pelo mesmo crime. Jesus já pagou o preço por todos os pecados em nossa vida.
C) Paulo da ênfase na separação
35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? 36 Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. 37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. 38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes.
O fato de não ser possível isso, é onde reside nossa vitória. As outras três são consequências disso.
Nem morte, vida e principados pode nos separar do amor de Deus. Tão pouco coisas do hoje, eternas e poderes podem. Ele ainda insiste que que nem a barreira mais alta ou a mais profunda e muito menos qualquer criatura poderá nos separar do amor de Deus. Glória a Deus por isso!!!
2) Um Exemplo - Jacó
Contexto - Jacó brigou com Esaú no ventre, em alguns segundos, nasceu depois de Esaú e perdeu seu direito de primogenitura. Jacó cresceu e viveu uma vida complicada, mas, almejava a benção de Deus assim como eu e você, mas, para ser abençoado na força do braço, enganou o irmão, enganou o pai e teve que fugir para não ser morto.
Deus o amou
Pelo estilo de vida dele, acabou tendo que fugir da casa dos pais. No entanto, Deus resolveu escolhê-lo e amá-lo como fez comigo e com você. Por isso, apareceu e lhe fez promessas.
Gênesis 28:10-17 Partiu Jacó de Berseba e seguiu para Harã. 11 Tendo chegado a certo lugar, ali passou a noite, pois já era sol-posto; tomou uma das pedras do lugar, fê-la seu travesseiro e se deitou ali mesmo para dormir. 12 E sonhou: Eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. 13 Perto dele estava o SENHOR e lhe disse: Eu sou o SENHOR, Deus de Abraão, teu pai, e Deus de Isaque. A terra em que agora estás deitado, eu ta darei, a ti e à tua descendência. 14 A tua descendência será como o pó da terra; estender-te-ás para o Ocidente e para o Oriente, para o Norte e para o Sul. Em ti e na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra. 15 Eis que eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei voltar a esta terra, porque te não desampararei, até cumprir eu aquilo que te hei referido. 16 Despertado Jacó do seu sono, disse: Na verdade, o SENHOR está neste lugar, e eu não o sabia. 17 E, temendo, disse: Quão temível é este lugar! É a Casa de Deus, a porta dos céus.
Jacó não conhecia a Deus
Jacó não tinha nenhuma revelação de Deus.
Achou o lugar onde Deus falou com ele muito terrível porque Deus estava ali. Ele imaginava que Deus era o Todo Poderoso que sempre exige demais de Seus adoradores. Mesmo assim, Deus continuou amando-o.
Jacó quiz fazer troca com Deus
Para estabelecer o seu relacionamento com Deus fez um voto a Deus. Quiz fazer uma troca com Deus. Como se Deus vivesse de troca e estivesse precisando de alguém ser Seu seguidor. Gênesis 28:18-22 18 Tendo-se levantado Jacó, cedo, de madrugada, tomou a pedra que havia posto por travesseiro e a erigiu em coluna, sobre cujo topo entornou azeite. 19 E ao lugar, cidade que outrora se chamava Luz, deu o nome de Betel. 20 Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me vista, 21 de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então, o SENHOR será o meu Deus; 22 e a pedra, que erigi por coluna, será a Casa de Deus; e, de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo.
Jacó quis fazer uma troca com Deus, e uma troca muito incoerente. Ele disse que dizimaria se Deus fosse com ele, que o protegesse. A incoerência foi que Jacó propôs uma troca por algo muito menor do que Deus prometeu que daria de graça.
Mesmo assim, Deus continuou amando-o.
Jacó sendo protegido de Labão
Passou vinte anos na mão de Labão seu tio, que se tornou seu sogro. Labão tentou prejudica- lo dez vezes, mas Deus o protegeu de Labão.
Jacó foge de Labão como fugiu do seu irmão.
Jacó passou vinte anos na mão de Labão seu tio, que se tornou seu sogro. Labão tentou prejudica- lo dez vezes, mas Deus protegeu Jacó. Ele fugiu de Labão como fugiu do seu irmão. Labão vai atrás para prejudica-lo, mas Deus intervém novamente e o livra de Labão.
Gênesis 31:4-12 4 Então, Jacó mandou vir Raquel e Lia ao campo, para junto do seu rebanho, 5 e lhes disse: Vejo que o rosto de vosso pai não me é favorável como anteriormente; porém o Deus de meu pai tem estado comigo. 6 Vós mesmas sabeis que com todo empenho tenho servido a vosso pai; 7 mas vosso pai me tem enganado e por dez vezes me mudou o salário; porém Deus não lhe permitiu que me fizesse mal nenhum. 8 Se ele dizia: Os salpicados serão o teu salário, então, todos os rebanhos davam salpicados; e se dizia: Os listados serão o teu salário, então, os rebanhos todos davam listados. 9 Assim, Deus tomou o gado de vosso pai e mo deu a mim. 10 Pois, chegado o tempo em que o rebanho concebia, levantei os olhos e vi em sonhos que os machos que cobriam as ovelhas eram listados, salpicados e malhados. 11 E o Anjo de Deus me disse em sonho: Jacó! Eu respondi: Eis-me aqui! 12 Ele continuou: Levanta agora os olhos e vê que todos os machos que cobrem o rebanho são listados, salpicados e malhados, porque vejo tudo o que Labão te está fazendo.
Gênesis 31:24 De noite, porém, veio Deus a Labão, o arameu, em sonhos, e lhe disse: Guarda-te, não fales a Jacó nem bem nem mal.
Deus não desiste de amar Jacó.
Deus livrando Jacó de Esaú
O irmão de Jacó, Esaú vai atrás dele com 400 homens para resolver as questões do passado e Deus novamente intervém para livra-lo de seu irmão. Olha o amor de Deus por Jacó se mostrando novamente.
O abraço que transforma
Enquanto Deus não se separava dele, ele ia sendo transformado de Jacó em Israel. O abraço apertado de Deus, tornou ele um príncipe de Deus!!! Isso é a consequência do amor de Deus.
Conclusão
Assim será com você e comigo. Nada poderá nos separar do amor de Deus e essa é a razão da nossa vitória. Simplesmente isso!!!
Apelo - Confiar no amor de Deus e descansar em Sua proteção.8