Partindo o Pão
Introdução
Hoje é dia de ceia. Então hoje é dia de nos alegrarmos por fazermos parte do reino de Deus. Hoje é dia de lembrarmos do amor de Deus manifestado pela morte de Jesus na cruz do calvário. Hoje é dia de relembrarmos que somos o poderoso, doce e glorioso corpo de Jesus Cristo. Glória a Deus!!!
Somos o corpo
Hoje é dia de discernirmos o corpo. Hoje é dia de tomarmos decisão de fazermos parte do corpo de forma prática. Com certeza, ninguém em sã consciência sendo cristão, diz que não faz parte do corpo de Cristo com sua boca, mas uma boa parte não faz parte do corpo de Cristo na prática.
A maioria dessas pessoas não praticam o corpo porque ainda não entenderam duas coisas em relação ao corpo. Primeiro, realmente não sabem o que é fazer parte do corpo de Cristo. Segundo, também não entenderam o benefício que é fazer parte desse corpo nesse mundo. Precisamos ensina-las isso.
Somos acrescentados ao corpo de Cristo quando O aceitamos como Senhor e Salvador de nossas vidas. Isso não depende de nós. Simplesmente é uma consequência de nossa opção de fé. Não importa que uma boa parte das pessoas não entendam isso, eu e você, precisamos sempre estar afirmando e proclamando que somos isso a todo aquele que crê.
Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”. João 1:11-13.
Como consequência desse novo nascimento, dessa inclusão no corpo de Cristo, fomos salvos do inferno. Agora somos filhos de Deus. Somos participantes da herança de Cristo. Fazemos parte de outro reino. O reino do Filho do amor de Deus. Deixamos o império das trevas. Glória a Deus!!!
Não estamos mais sujeitos nem ao diabo, nem a esse mundo e muito menos a essa carne caída desse corpo que habitamos. Somos livres para viver a vida que Deus preparou para nós antes que houvesse mundo. Isso precisa ser dito sempre em alto e bom som para que todo filho de Deus saiba e não haja dúvida alguma disso.
Benefícios do corpo nesse mundo
Quando Deus nos salva, Ele poderia imediatamente nos levar literalmente para o Seu reino na eternidade. Mas resolveu não o fazer. E porque Ele não fez isso? Porque precisamos de algo que só pode ser feito nesse mundo caído. No céu não existe o diabo. Não existe lágrima, ou seja, não tem tribulações. Mas são justamente as tentações que nos provam e nos fortalecem em nossa fé.
Acontece que para vencermos essas lutas, Deus nos incluiu no corpo de Cristo. O Senhor Jesus disse que as portas do inferno não prevaleceriam contra a igreja. Mateus 16:18. A vida Cristã é vivida em corpo na unidade do Espírito Santo. Então podemos dizer que estar no corpo de Cristo é proteção para nossas vidas nesse mundo caído.
Muitos cristãos estão vivendo, na prática, fora do corpo de Cristo. É como o filho pródigo. Tem pai, tem riqueza, tem família, mas vive desejando comer das alfarrobas dos porcos. Não precisa disso. Basta discernir o corpo e vivê-lo em toda a sua plenitude que não faltará nada a sua vida. O filho pródigo assim que voltou a viver na prática do corpo de sua família, imediatamente desfrutou das bênçãos da família, das bênçãos do corpo.
Um exemplo de proteção
Atos 27:1-44 até 28:1-10
Esse texto das escrituras conta a experiência de cuidado e proteção divina com Paulo quando ele estava a caminho, preso, para Roma, onde Deus queria que ele desse testemunho para Cesar. Olhe o quanto o diabo trabalhou para que Paulo morresse nessa viagem. Quero usar esse exemplo, pois se tem alguém que era exemplo de viver a vida do corpo de Cristo, esse alguém se chama apóstolo Paulo.
Primeiro - é importante ter em mente que não foi o diabo que levou Paulo preso para Roma. Foi Deus quem o queria em Roma para testemunhar para o imperador. Quem está inserido no corpo, jamais perde o rumo.
Segundo o diabo desde o início tentou atrapalhar o propósito divino. O centurião embarcou, juntamente com Paulo, em um navio chamado eu habitarei na morte (adramitino significa isso). Mas Deus colocou junto com Paulo o melhor regente (Aristarco significa isso). Nesse navio eles navegaram até Sidom, que significa caça. O diabo tinha todo o seu plano para matar Paulo, mas na verdade, o que aconteceu foi que Paulo encontrou graça aos olhos de seu algoz em Sidom. Ele ao invés de ser caçado, foi alimentado e suprido em suas necessidades, pelo corpo no qual estava inserido (vs 3). Quem pratica o corpo não passa necessidade.
Terceiro quando partiram dali os ventos eram contrários, mas sob a proteção de Chipre (significa amor), eles conseguiram chegar sem problemas em Mirra. Quem está ligado ao corpo sempre terá a proteção do amor e chegará ao porto seguro.
Quarto o diabo não desiste de tentar atrapalhar o propósito divino, mas quem está inserido no corpo de Cristo de forma prática, Deus coopera para que todas as coisas se transformem em benção. O plano do diabo era matar Paulo de qualquer forma. E bem que tentou, mas Deus o livrou de todas as investidas do diabo. Paulo avisou que a viagem seria muito pior do que estava sendo até aquele momento. Mas não foi ouvido. Mesmo assim Deus agiu para proteger Paulo (vs 6-17). O livrou do tufão, da tempestade e dos soldados. Quando alguém está a serviço do corpo ele é imortal até que cumpra o propósito divino.
Quinto além de salvar e proteger Paulo, Deus deu a ele todos os que estavam no navio. Mas precisou que eles chegassem a não ter nenhuma esperança para poderem ouvir Paulo e serem salvos pelo Senhor (vs 18-26). Quem vive a vida do corpo sempre salva os que estão a sua volta.
Sexto agora todos estavam orando a Deus. Mas a pior parte estava por vir. Estavam todos sem comer e completamente exaustos. Mas precisariam nadar em mar revolto até a praia. Sem força eles não conseguiriam (vs 27-34). Paulo sabia disso e onde ele foi buscar forças para todos? No partir do pão. O partir do pão é a forma de sermos inseridos no corpo. É a forma de podermos nos alimentar do Senhor Jesus. Ele aponta para a cruz de Cristo onde Ele foi partido para que eu e você fizéssemos parte Dele e pudéssemos comer de Seu corpo (vs 35-43).
Todos que vivem o corpo, traz os outros para também fazerem parte do corpo. É justamente no corpo que nos fortalecemos para enfrentar as armadilhas do diabo contra a nossa vida. Quando nos alimentamos do Senhor a nossa fé é avivada e consolidada. O sangue de Jesus que corre através do corpo nos livra de toda obra do inferno e somos salvos sem perder um único fio de cabelo (vs 44). Todos que comeram do pão se salvaram porque recobraram suas forças. O Senhor é aquele que nos fortalece. Tudo podemos naquele que nos fortalece. Filipenses 4:13.
Sétimo o que nos espera quando participamos do corpo do Senhor e chegar ao lugar da vontade de Deus e desfrutar das doçuras que o Senhor preparou para nós. Malta significa Mel (vs 28:1-15).
Em Malta eles foram bem tratados e honrados. Puderam fazer a obra de Deus naquele lugar e depois, bem supridos, chegaram ao seu destino final onde o Senhor os queria que era Roma (que significa força).
Esse é o final da vida cristã, força. Não esqueça que Paulo não ficou sozinho em toda essa tribulação em nenhum momento. Teve desde o início a companhia de Aristarco e Lucas. Tudo isso porque estava a serviço do Senhor em perfeita integração com o corpo de Cristo.
Conclusão
A ceia é o lugar para recuperar nossas forças e vencermos qualquer tribulação sob a qual nós estamos. Não importa as armadilhas do diabo contra as nossas vidas. Fortalecidos pela ceia, pelo partir do pão, venceremos todas as tribulações.
Hoje é dia de afirmamos a quem pertencemos. Somos o corpo de Cristo e nada poderá nos deter. Vamos conquistar tudo aquilo que faz parte do propósito divino para as nossas vidas a nada poderá nos deter em nenhum tempo.
Glória a Deus!!!!
Que Deus te abençoe.