Para aprendermos a viver em comunidade, precisamos entender que há um processo de retirar de dentro dos seus filhos o Egito (mundo), nos transformar (deserto) e nos conduzir até Canaã (o lugar das promessas do Senhor).
Essa transformação significa tirar o mundo de dentro de nós, é levar-nos a deixar de buscar as coisas que o mundo busca, e buscarmos as coisas lá do alto onde Cristo vive. Só aprenderemos isso, só viveremos isso, se estivermos conectados na Igreja. Não importa como éramos antes de conhecer o Senhor. O que importa é como somos hoje, depois de conhecermos o Senhor. Os filhos de Deus precisam ter uma postura. O temperamento, Deus não muda, mas a postura, precisa ser a mesma de Jesus.
Pedro, Paulo, João e os demais, tinham temperamentos diferentes, porém, as mesmas posturas. Se alguém não tem a postura correta, é porque ainda não entendeu o que é essa nova vida. A postura correta nos torna exitosos e glorifica a Deus como nosso Pai celeste.
Atos 3:1-7
1 Pedro e João subiam ao templo para a oração da hora nona. 2 Era levado um homem, coxo de nascença, o qual punham diariamente à porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. 3 Vendo ele a Pedro e João, que iam entrar no templo, implorava que lhe dessem uma esmola. 4 Pedro, fitando-o, juntamente com João, disse: Olha para nós. 5 Ele os olhava atentamente, esperando receber alguma coisa. 6 Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda! 7 E, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente, os seus pés e tornozelos se firmaram; O ponto central desse texto é uma frase: “O que tenho, isso te dou”.
Essa frase tem dois princípios poderosos que não podemos abrir mão de forma alguma. Nessa frase está a postura de Jesus:
Primeiro: Melhor dar do que receber O coxo pediu algo que o mundo pede, dinheiro. Pedro não agiu como o mundo, ele agiu de acordo como Jesus agiria, Pedro deu das riquezas do reino, ele deu a cura. No reino de Deus, é melhor dar do que receber. No mundo não se compartilha, a não ser, esmolas. No reino de Deus a lógica é outra: compartilhar. Porque a maioria das pessoas não compartilham? Porque dizem que não tem nem para eles. Essa resposta é o maior problema da pessoa. Se você contribui e compartilha o que você tem, você sempre multiplica. A vida cristã é melhor dar do que receber. Aí entra o segundo princípio.
Segundo: Dê o que você tem. O que Pedro disse ao coxo? O que tenho te dou. Pedro sabia o que ele tinha e o que ele não tinha. Pedro tinha clareza que tinha algo para compartilhar. Ele não tinha dúvida alguma que carregava um reino de graça e poder dentro dele. Por isso, compartilhou. No mundo, muitas pessoas ficam paralisadas em seus projetos por falta de recursos. Mas nós, cristãos, nada nos paralisa, nós temos a fé que gera os recursos necessários para realizar aquilo que o Senhor colocou em nosso coração. O mundo espera um remédio, mas pela fé nós nos apropriamos da cura.
Exemplos:
a viúva e Eliseu;
o menino dos 5 pães e Jesus.
Eliseu
Uma viúva nos tempos de Eliseu tinha uma dívida impagável e seus credores estavam a ponto de tomar seus dois filhos para vendê-los. Eliseu ao saber disso, pediu para que ela trouxesse vasilhas vazias, então um milagre aconteceu: todas as vasilhas que aquela mulher trouxe foram cheias de azeite. Ela então vendeu o azeite e pagou sua divida. Qual é a parte mais importante desta história? As botijas cheias de azeite ou a palavra de Eliseu? Certamente a palavra de Eliseu que liberou o milagre!
Jesus
No final de uma tarde, após passarem o dia todos juntos, mais de 15 mil pessoas, o povo teve fome e Jesus viu que era necessário alimentar o povo. Não havendo o que comer, somente um garoto ofereceu seus cinco pães e dois peixes. Os discípulos devem ter rido daquela situação, mas Jesus tomou os pães e peixes, deu graças e alimentou toda aquela multidão e ainda sobrou doze cestos cheios.
Qual é parte mais importante deste acontecimento? A multiplicação dos pães e peixes ou a palavra liberada por Jesus que fez com que tudo se multiplicasse?
Certamente a palavra:
Graças te dou. Nós, estamos, hoje, na mesma posição de Eliseu e Jesus. Tanto, que Jesus disse que faríamos coisas maiores do que o que Ele fez.
Eu e você carregamos a palavra de Deus dentro de nós, o Espírito Santo está dentro de nós, o poder da palavra está dentro de nós. Há poder, há um reino dentro de nós.
Essa posição precisa ser clara para nós. Assim como era clara para Eliseu, Pedro e Paulo. Se eu e você entendermos isso, precisamos ficar pedindo? Precisamos compartilhar. Precisamos exercitar a nossa fé e desfrutar dos tesouros do reino!
Quais foram as consequências de Pedro ter entendido que o Reino estava dentro dele? O coxo foi curado
Atos 3:7-8 7
E, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente, os seus pés e tornozelos se firmaram; 8 de um salto se pôs em pé, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus. Jesus foi glorificado Atos 3:12 À vista disto, Pedro se dirigiu ao povo, dizendo: Israelitas, por que vos maravilhais disto ou por que fitais os olhos em nós como se pelo nosso próprio poder ou piedade o tivéssemos feito andar?
Atos 3:16 Pela fé em o nome de Jesus, é que esse mesmo nome fortaleceu a este homem que agora vedes e reconheceis; sim, a fé que vem por meio de Jesus deu a este saúde perfeita na presença de todos vós. -
O reino cresceu: Atos 4:4 Muitos, porém, dos que ouviram a palavra a aceitaram, subindo o número de homens a quase cinco mil. Há poucos dias, no Pentecostes, Pedro pregou e três mil se converteram, na sequencia, Pedro e João foram presos, e ao testemunharem no sinédrio foram soltos e então, mais dois mil foram incluídos no Reino de Deus. Esse é o milagre em nossa vida: quando compartilhamos o que temos, quando compartilhamos o reino de Deus, o reino cresce. Ninguém pode parar o Reino de Deus. Não importa onde o Senhor permitir que estejamos, desde prisões à palácios, onde estivermos, se compartilharmos o reino, o reino se manifestará.
Você sabe que o Espírito Santo veio com dois propósitos: nos consolar até que Jesus volte e glorificar Jesus.
Conclusão:
O reino cresce quando compartilhamos. O Espírito está aí. Deixa o Espírito te usar! Vamos sair da posição de ficar pedindo e comecemos a compartilhar o reino de Deus que está em nós. O poder de convencer as pessoas é exclusivo do Espírito Santo de Deus, mas o poder de compartilharmos o reino está em nós. Você pode escolher como quer viver: Pedindo à medida que surge uma necessidade ou compartilhando do Reino com aqueles que necessitam. O padrão de vida de alguém que faz parte do reino de Deus é compartilhar o Reino com todos os que necessitam. Pedro não tinha dúvida: O que eu tenho, te dou. Ele sabia o que tinha: o Reino de Deus. E você? Você tem certeza de que dentro de você há um reino de poder suficiente para suprir todas as necessidades daqueles que estão ao seu redor, inclusive a sua?
Pastor Gesiel Oliveira