Introdução
Filipenses 4:10-13
"A sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade. 11 Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. 12 Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; 13 tudo posso naquele que me fortalece."
Paulo escreve um texto onde parece que não se encaixaria na maioria das doutrinas ensinadas hoje nas igrejas. Ele passou fome!
Uma vez que nascemos de novo, precisamos ser aperfeiçoados. Isso é necessário pois no céu o padrão é Jesus Cristo. A Bíblia não é clara em dizer o que faremos nos céus, mas diz que reinaremos, mas não é clara em dizer o que isso significa. Mas para que isso aconteça existe um padrão que precisamos ter para vivermos essa verdade.
A vida cristã precisa gerar uma mudança radical, as pessoas precisam olhar para nós e perceber que não somos mais da mesma forma de antes da nossa conversão.
A tristeza é ver um cristão, com anos de conversão e perceber que não mudou nada na vida dele.
Filipenses 3:10-13, Paulo diz que aprendeu a viver em qualquer situação e permanecer firme na fé. Quando ele diz que aprendeu, significa que ele foi aperfeiçoado. Ser aperfeiçoado, é o grande alvo de vida de todo filho de Deus. O problema é que muitos, são reprovados justamente aí.
Nos céus e para o que vamos fazer na eternidade a fora é necessário um padrão, Jesus Cristo. Comportar-se como Ele é questão importantíssima para mim e para você. Precisamos ser aperfeiçoados.
Normalmente quando acontece coisas que aparentemente são injustas, muitos sacodem a poeira e continuam firmes.
Outros entram nas cavernas da vida. Estamos vivendo um tempo propício para entrar na caverna. Normalmente as pessoas entram nas cavernas quando olham um problema e que não conseguem resolver. Outros entram na caverna quando perdem tudo o que ajuntaram... são coisas que consideramos injustas ou impossíveis de serem resolvidas.
Temos que tomar cuidado. Entrar nas cavernas não é tanto o problema. O problema é não sair de lá.
Normalmente o que nos leva para as cavernas são os medos, decepções, senso de impossibilidade, olhar para nós ou para as circunstâncias e não gostar do que viu, perder a identidade e por aí a fora.
Entrar na caverna é sumir de vista, parar a vida, ficar remoendo uma situação que não se pode mais mudá-la, perder a alegria e disposição de continuar, romper conexões que precisamos delas ...
Nós não fomos chamados para viver desanimados, tristes, sem esperança, sem alegria com a vida... Se nesses dias, você entrou em alguma, deixa eu te ajudar a sair dela. Vamos ver alguns exemplos de cavernas que homens de Deus estiveram.
1) A caverna de Ló
Gn 19:30 Subiu Ló de Zoar e habitou no monte, ele e suas duas filhas, porque receavam permanecer em Zoar; e habitou numa caverna, e com ele as duas filhas.
Porque foi parar na caverna?
- Ló foi muito abençoado porque andava com Abraão. De tal forma que precisaram decidir não andar mais juntos.
- Fez escolhas por vista e não por direção divina. Ele escolheu as campinas verdejantes do Jordão. Ele fez uma escolha natural, firmado que a benção dele seria resultado das circunstâncias naturais que ele enxergava.
- no final da campina verdejante do Jordão, havia uma cidade chamada Sodoma. E por fim ele acabou escolhendo morar dentro de Sodoma. Ele acabou se misturando com o mundo;
- Deus mandou anjos para salvar Ló da destruição de Sodoma, e estava levando eles para os montes. No meio do caminho Ló escolheu ficar em uma cidade chamada Zoar (pequena, insignificante).
- de uma hora para outra Ló perdeu tudo o que tinha conquistado em uma vida. Quando Deus permite Ló ficar em Zoar, Deus estava dando a chance dele recomeçar a sua vida. Tudo de Deus começa pequeno, mas cresce indefinitivamente. Mas ele teve medo de recomeçar. (porque receavam permanecer em Zoar; e habitou numa caverna, e com ele as duas filhas)
Entrou na caverna e acabou fazendo coisas erradas sem nem perceber o que fez. Ele dormiu com as suas filhas sem nem saber o que estava fazendo.
Não há luz na caverna. No meio das trevas você acaba fazendo o que não deve e muitas vezes sem nem saber.
Infelizmente morreu na caverna.
2) A caverna de Abraão
Gn 23:1,2
" Tendo Sara vivido cento e vinte e sete anos, 2 morreu em Quiriate-Arba, que é Hebrom, na terra de Canaã; veio Abraão lamentar Sara e chorar por ela."
Você conhece a história de Abraão, a promessa de Deus se cumpriu sobre a vida dele e de Sara. Mas em um determinado momento a sua esposa morreu.
A companheira de todas as horas. O instrumento do propósito na vida dele. Ela morreu porque acabou o tempo de Sara, mas não tinha acabado o tempo de Abraão.
O que fazer? Morrer junto? Parar a vida ou continuar?
Ele escolheu comprar uma caverna de Macpela (duplo, dobro) de um homem chamado Hete ( terror).
Mas essa caverna fazia fronteira com um campo chamado Manre (vigor). Gn 23:19.
Ele tinha que fazer uma escolha: parar a vida e morrer junto com Sara ou se revigorar para continuar a sua vida.
Eu já vi tantas pessoas que em situações parecidas, escolheram entrar na caverna e morrer junto. A vida deles acabam junto com a perda que tiveram.
Gn 23:1,2 Tendo Sara vivido cento e vinte e sete anos, 2 morreu em Quiriate-Arba, que é Hebrom, na terra de Canaã; veio Abraão lamentar Sara e chorar por ela.
Abraão fez a escolha certa!
Abraão chorou, se recompôs e continuou a vida. Deus deu Quetura (incenso) a ele. Para substituir Sara? Não, para acrescentar. As pessoas são insubstituíveis.
Se você perdeu alguém muito querido em sua vida, encerre! Mas não morra junto. A sua vida não acabou.
3) A caverna de Elias
I Re 19:1-18
Elias era um homem de Deus, não era alguém tolo. Ele se apresentava como alguém que andava na presença de Deus.
Mas houve um tempo em sua vida, ele recebe um recado de Jezabel dizendo que ele morreria. E acabou tendo medo desta situação. Percebeu que ele era igual a qualquer outro homem, sujeito às mesmas coisas.
Ele ficou com medo, tornou-se insensato, viu que fez isso, não gostou do que viu e pediu a morte.
Ficou amargurado com ele, com Deus e com seu ministério.
Porque ficou olhando para si mesmo, acabou entrando em uma caverna.
Nunca olhe para você mesmo, você nunca vai gostar do que vai ver.
Mas Deus aparece para Elias e fala com ele.
1Rs 19:9-18
Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do SENHOR e lhe disse: Que fazes aqui, Elias? 10 Ele respondeu: Tenho sido zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida. 11 Disse-lhe Deus: Sai e põe-te neste monte perante o SENHOR. Eis que passava o SENHOR; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do SENHOR, porém o SENHOR não estava no vento; depois do vento, um terremoto, mas o SENHOR não estava no terremoto; 12 depois do terremoto, um fogo, mas o SENHOR não estava no fogo; e, depois do fogo, um cicio tranqüilo e suave. 13 Ouvindo-o Elias, envolveu o rosto no seu manto e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. Eis que lhe veio uma voz e lhe disse: Que fazes aqui, Elias? 14 Ele respondeu: Tenho sido em extremo zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida. 15 Disse-lhe o SENHOR: Vai, volta ao teu caminho para o deserto de Damasco e, em chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria. 16 A Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei sobre Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar. 17 Quem escapar à espada de Hazael, Jeú o matará; quem escapar à espada de Jeú, Eliseu o matará. 18 Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou.
Qual a palavra de Deus para Elias?
- Sai da caverna;
- A sua visão está errada;
- Você precisa de novas experiências;
- Ainda não acabou;
- Aprenda a discipular pessoas.
Elias apesar de estar em uma caverna, era um homem de Deus, e obedecia ao Senhor.
Se você quiser sair da caverna, siga as mesmas direções que Deus deu a Elias. Se disponha a cuidar de alguém. Você verá que você não irá continuar preso na caverna.
Acabe e Jezabel não tinham mudado, mas Elias foi transformado ao obedecer as direções de Deus.
4) A caverna de Davi
I Sm 22:1-2 1
Davi retirou-se dali e se refugiou na caverna de Adulão; quando ouviram isso seus irmãos e toda a casa de seu pai, desceram ali para ter com ele. 2 Ajuntaram-se a ele todos os homens que se achavam em aperto, e todo homem endividado, e todos os amargurados de espírito, e ele se fez chefe deles; e eram com ele uns quatrocentos homens.
Porque Davi foi parar na caverna? Diferente dos demais, Davi não entrou na caverna por algum problema em sua vida, mas porque ele escolheu ser fiel e correto em todo o tempo. Ele entrou na caverna por uma grande injustiça em sua vida. Estava sendo perseguido por Saul.
Você conhece a história de Davi, Deus conectou ele com Jonatas para que ele fosse treinado e preparado para ser rei. Ele se torna tão exitoso como chefe do exército que as mulheres cantavam: Saul matou milhares, mas Davi matou dez milhares. Isso gerou revolta no coração de Saul e passou a perseguir Davi.
- Era uma guerra espiritual. Um demônio em Saul queria mata-lo.
Hoje infelizmente muitos ainda não perceberam que estamos vivendo uma guerra espiritual nestes dias. Ainda estão olhando todas as coisas de forma natural.
Davi entrou na caverna para não se levantar contra Saul. Era uma caverna que ficou ele é mais 400 homens amargurados e destruídos.
Você já imaginou o tamanho desta caverna? Era muito grande...
Hoje existem pessoas que tem certeza que estão fazendo tudo certo, no casamento, no trabalho, no ministerio... mas ainda assim acabaram entrando em uma caverna.
Mas Davi não permaneceu na caverna, ele saiu e se tornou vencedor. Como ele saiu da caverna?
- Mantendo o coração que sempre teve; não ficou amargurado com Deus, com Saul e nem o profeta. Ele guardou o seu coração no meio da tribulação.
- Se tornando líder dos que estavam lá; ele não mudou a sua identidade no meio da crise. Deus me chamou para ser um líder, fora da caverna ou dentro dela, eu vou continuar sendo aquilo que Deus me criou para ser. Ele não abriu mão do propósito de deus para sua vida, independentemente das circunstâncias que ele estava vivendo.
- Compartilhou sua identidade e unção. Destes 400 homens amargurados e destruídos é que ele gerou os 30 valentes de Davi. Que fizeram obras muito maiores do que ele mesmo havia feito.
Conclusão
- Você não nasceu para morar em cavernas, ainda que as vezes passe por lá.
- Você nasceu para reinar, para colocar sua luz para brilhar a fim de que todos vejam.
- Faça como Davi e use a caverna para cumprir seu propósito!!!!
Não pare diante de uma caverna, mas avance para aquilo que Deus te chamou a fazer
Quer sair da caverna?