Atos 3:1-12
1 Pedro e João subiam ao templo para a oração da hora nona. 2 Era levado um homem, coxo de nascença, o qual punham diariamente à porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. 3 Vendo ele a Pedro e João, que iam entrar no templo, implorava que lhe dessem uma esmola. 4 Pedro, fitando-o, juntamente com João, disse: Olha para nós. 5 Ele os olhava atentamente, esperando receber alguma coisa. 6 Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda! 7 E, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente, os seus pés e tornozelos se firmaram; 8 de um salto se pôs em pé, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus. 9 Viu-o todo o povo a andar e a louvar a Deus, 10 e reconheceram ser ele o mesmo que esmolava, assentado à Porta Formosa do templo; e se encheram de admiração e assombro por isso que lhe acontecera. 11 Apegando-se ele a Pedro e a João, todo o povo correu atônito para junto deles no pórtico chamado de Salomão. 12 À vista disto, Pedro se dirigiu ao povo, dizendo: Israelitas, por que vos maravilhais disto ou por que fitais os olhos em nós como se pelo nosso próprio poder ou piedade o tivéssemos feito andar?
Introdução
A) Não viva aquém do que você pode viver.
Hoje em dia percebemos muitas pessoas que estão vivendo muito aquém daquilo que Deus preparou para eles viverem.
Seja sincero, o que você acha se alguém pudesse viver de forma muito comfortável mas por alguma razão estivesse vivendo de forma muito ruim.
É muito ruim, para qualquer pessoa, viver uma vida pior se ela pode viver uma vida melhor. Não tente pregar um prego com chave de fenda se você tem um martelo para prega-lo.
B) O mendigo a porta do templo
Essa historia que nós lemos, fala justamente sobre isso. Esse mendigo estava quase no lugar certo.
Ele representa um grupo de pessoas que quase alcancam as coisas de Deus. Podemos chamar essa pessoa do QUASE!
Quase teve um bom casamento, quase desfrutou de uma vida financeira boa, quase multiplicou a celula, quase foi feliz.
Esse mendigo representa essas pessoas, ele estava na porta do templo, mas não entrava no templo, ele quase desfrutou das coisas de Deus.
O templo era a consequência da aliança com Deus. Era a casa de Deus. Cada judeu, para resolver seus pecados e ter comunhão com Deus, ia para o templo;
Esse judeu em particular, ia, mas não entrava. Ficava esmolando na porta. Ele dependia daqueles que iam. Ficava na dependência dos que desfrutavam de Deus;
Ele estava quase lá, mas não conseguia chegar.
1) O que o impedia?
Um problema. No caso dele, desde o nascimento. Era coxo. Os seus pés não se firmavam e, por isso, ele não conseguia andar;
Mas será que era esse realmente o problema dele? Em parte. O maior problema, era ele se concentrar no problema e não na solução;
Não cultive o problema. Não deixe ele ser seu bezerro de ouro. O bezerro de ouro é aquilo que substitui Deus na sua vida. Você vive em função dele.
Aquele homem tinha pessoas que o ajudavam, mas faziam isso de forma parcial, deixavam ele na porta. Porque será que não deixavam ele dentro do templo?
2) O templo era para os judeus
O templo representava a aliança de Deus com o seu povo; para um judeu essa aliança representava a presença de Deus na vida de um judeu.
O templo representava as promessas de Deus (Dt 28): saúde, prosperidade e longevidade;
Mas, esse coxo, abriu mão disso em função do seu problema. Ao ficar de fora do templo ele estava abrindo mão da presença de Deus e de todas as suas promessas.
2) Qual o maior problema do coxo?
Ohando a vida deste homem, podemos afirmar que o maior problema dele não eram as pernas mirradas, mas que ele escolheu viver em função do problema dele. Ele acostumou com uma vida aquém da que Deus prometeu;
A nossa vida não é limitada a uma única coisa, temos muitas e diferentes áreas, mas já percebeu que alguns escolhem limitar a sua vida a uma única coisa?
Aquele homem, escolheu viver de esmolas. Hoje muitos escolhem isso também: eles vivem em função da benção de outra pessoa, em função do dom de Deus que está sobre outra pessoa, sobre a capacidade de outra pessoa. Isso é viver de esmolas.
Ele Acostumou a depender da caridade de alguém.
Hoje quantas pessoas que ao desejarem ouvir Deus, ao inves de procurarem a Deus, vao até outra pessoa e pedem para que elas digam o que Deus está falando. Isso é esmola.
Aquele homem poderia entrar no templo e receber diretamente de Deus, mas preferia depender da esmola daqueles que entravam no templo.
3) Um dia especial
Para aquele coxo, ele acordou naquele dia pensando ser só mais um dia. Mas, Deus pensou algo especial para ele.
Um dia especial é quando Deus acrescenta algo na sua vida para toda a eternidade. Algo que te dá a oportunidade de fazer uma reviravolta em sua vida.
Saiba de algo, Deus prepara dias especiais para a sua vida, você pode nem imaginar que esse dia chegou, mas Deus está alinhando esses dias na sua vida.
Imagine se aquele homem não tivesse ido até o templo naquele dia especial!
Estamos em um tempo especial. Para aqueles que focam no problema, estamos vivendo só mais um dia e um dia ruim. Mas, para aqueles que creem no tempo divino, esse é o tempo de fazer desse limão uma limonada.
4) Como a Vida daquele Homem Mudou
- Tire os olhos do seu problema e olhe para a solução da sua vida
V3 3 Vendo ele a Pedro e João, que iam entrar no templo, implorava que lhe dessem uma esmola. 4 Pedro, fitando-o, juntamente com João, disse: Olha para nós.
Ele pediu esmola para aqueles que tinham muito para dar. Não coisas naturais, mas vida e vida abundante.
As pessoas com quem ele andava, só conseguiam colocá-lo na porta do templo. Mas, ali estava alguém que poderia colocá-lo dentro do templo.
“Elevo os meus olhos para o alto, de onde vem o meu socorro”
- Ele olhou atentamente esperando receber algo
5 Ele os olhava atentamente, esperando receber alguma coisa.
Inicilamente ele esperava receber alguma esmola, como acontecia todos os dias.
Mas qual era a verdadeira necessidade que ele tinha? Ele precisava é ser curado, voltar a viver uma vida completamente alinhada com a vontade de Deus.
Naquele dia ele estava olhando pela primeira vez na vida não mais para o problema e sim para alguém que poderia resolver o seu problema. O dia especial chegou na vida dele!
- Uma palavra foi liberada!
6 Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!
O que ele queria não veio, mas veio muito mais. A palavra que ele sempre sonhou agora foi dita: anda.
A palavra foi liberada, mas agora o coxo precisa escolher em que ele vai crer.
Imagine a vida dele, uma vida inteira de impossibilidade e naquele dia alguem diz para ele, mude de vida, faça tudo diferente.
Existe uma batalha acontecendo na vida dele naquele instante: O que ele vai acreditar? A fé dele decidiria o restante da vida dele.
Os pés não foram curados instantaneamente, ele precisava crer e se posicionar sobre uma palavra.
- Pedro estende a mão para ajudá-lo
7 E, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente, os seus pés e tornozelos se firmaram;
E foi isso que aconteceu. Não foi só uma palavra sem comprometimento. Quem falou anda, o pegou pela mão para ajudá-lo.
Hoje quem é esse que estende a mão para te ajudar a posicionar na palavra liberada? A igreja!
Jesus não somente libera uma palavra, mas ele coloca pessoas para estender a mão para te ajudar.
A mão está estendida, mas você precisa escolher estender a sua mão também e segurar na mão de Deus.
Veja bem, o que Pedro pediu para aquele homem não estava além do que ele podia fazer: as pernas não funcionavam, mas Pedro estendeu a mão para ele. A mão dele não tinha nenhum problema.
- Aquele homem passou a saltar e louvar a Deus
8 de um salto se pôs em pé, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus.
Isso é igreja, você vai começar a caminhar e logo em seguida você estará pulando e glorificando a Deus como aquele coxo fez.
As coisas antigas ficam para trás, eis que se fazem novas.
Conclusão
Aquele homem andava cercado de pessoas que tentavam ajudá-lo, mas a vida dele continuava da mesma forma, a margem das coisas de Deus, vivendo muito menos do que poderia viver.
Mas um dia ele teve um encontro com alguém que poderia mudar o rumo da vida dele.
As promessas são suas em Cristo Jesus. São superiores promessas, tome posse delas. Não fique a margem do que Deus para você.
Você pode sentar-se à mesa com o Senhor e desfrutar de tudo!!!!
O seu lugar não é na porta do templo, mas dentro!!!
Eu estou aqui hoje para dizer a você: “anda”. O Senhor é a tua força e o milagre que você precisa. Tão somente olhe para Jesus e pare de olhar para o problema.