Honra é um assunto difícil de se tratar hoje em dia. É um assunto muito falado, mas no meu ver, muito pouco praticado corretamente.
O que mundo pensa sobre honra?
Acha que é falta de identidade, é viver em função do outro.
Honra não é isso, honra é um princípio de vida divino. Deus pratica a honra, Jesus pratica a honra, o Espírito Santo pratica a honra, e você?
A honra, como tudo no reino de Deus, faz parte de um todo maior. Não dá para entender a honra separadamente. Se entendermos o todo, certamente entenderemos a parte. Quando sabemos o propósito do todo, fica mais fácil participar, também dá senso de propósito para aquilo que estamos envolvidos.
I. Entendendo o todo
Lá no Éden, a maior tragédia que aconteceu não foi absorver o conhecimento do bem e do mal, a maior tragédia foi o homem ter tomado a decisão de ouvir os planos do diabo, que era Desconectar o ser humano de Deus. O alvo do diabo foi este, levar o homem viver igual a ele, desconectado de Deus.
Quando aconteceu essa desconexão surgiu o mundo. Deus não criou o mundo, Deus criou a terra, mas a desconexão do homem criou o mundo. Essa desconexão, tirou o homem daquilo pelo o qual ele foi criado para viver. O homem por ter sido criado para viver conectado e estar vivendo desconectado,
trouxe consequências
como a ansiedade, como o medo, o pânico, as tristezas…
Todos esses sentimentos destrutivos são consequências de estarmos vivendo fora daquilo que fomos criados para viver. O que fomos criados para viver chama-se propósito Eterno de Deus. Mas então Jesus veio e nos trouxe boas novas.
II. As boas novas Jesus nos conectou
As boas novas que Jesus já nos trouxe é que fomos re-conectados à Deus, com a Família Divina e com o propósito Divino. Quando eu me recebo essa boa nova com revelação, tenho clareza e ciência de estar conectado de volta ao Senhor, manifesto as seguintes evidencias…
Consequência desta conecção:
- Paz, mesmo estando em guerra, minha alma descansa pois sabe que está fazendo a vontade de Deus.
Alegria, o reino de Deus é alegria no Espírito Santo.
Vida - Alimento, poder
A família divina vive de forma plural, vive uma vida harmoniosa e conectada, no mundo o foco é ser independente, mas a forma de viver a família divina é como um corpo. Todo o trabalho de cada parte do corpo coopera para o crescimento do próprio corpo. Toda a provisão divina para as nossas vidas está relacionada ao crescimento do corpo, ou seja, tudo o que for necessário para a edificação do corpo de Cristo, Ele nos proverá.
Funções do corpo
Para o corpo crescer, precisa ter alimento, para isso, o trabalho dos pés e pernas é nos levar ao alimento, as mãos e os braços tem a tarefa de levar o alimento até a boca. A boca por sua vez precisa mastigar o alimento e ao engolir, enviar o alimento até o estômago, para que seja digerido e então o corpo cresça. Cada um fazendo a sua parte, levará o corpo a crescer.
III. O que a honra tem a ver com isso?
Tudo. A honra acontece quando você entende o todo e respeita, valoriza todas as outras partes. Honra é um estilo de vida divina que Deus honra. Honrar é respeitar e valorizar cada membro do corpo.
A Bíblia nos ensina isso. Quem entende isso, pratica a honra em tudo, no casamento, no trabalho, na escola, na célula e na família. Honrar não é subjugar, mas respeitar e valorizar. Quando existe honra, todos os relacionamentos funcionam, permanecem conectados e para crescermos, precisamos estar alimentados e conectados.
Por isso é muito importante entender o todo, isso dá significado e relevância para podermos respeitar e valorizar cada parte, isso se chama honra.
A honra não é pedida. Não tem como pedir, exigir honra. A honra de verdade acontece quando há espontaneidade em valorizar e respeitar. A honra é um princípio de vida para aqueles que compreenderam o reino de Deus.
IV. A prática da honra na palavra de Deus
1 Coríntios 12:12-25 12
"Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo. 13 Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito. 14 Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. 15 Se disser o pé: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixa de ser do corpo. 16 Se o ouvido disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixa de o ser. 17 Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde, o olfato? 18 Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve. 19 Se todos, porém, fossem um só membro, onde estaria o corpo? 20 O certo é que há muitos membros, mas um só corpo. 21 Não podem os olhos dizer à mão: Não precisamos de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não preciso de vós. 22 Pelo contrário, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários; 23 e os que nos parecem menos dignos no corpo, a estes damos muito maior honra; também os que em nós não são decorosos revestimos de especial honra. 24 Mas os nossos membros nobres não têm necessidade disso. Contudo, Deus coordenou o corpo, concedendo muito mais honra àquilo que menos tinha, 25 para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros."
O que significa honra na palavra de Deus: cuidar, revestir. É isso o que está na palavra de Deus.
V. As consequências do entendimento e prática da honra
1) É sinal de humildade e pertencimento ao corpo de Cristo
Quem honra entende que não é o cabeça, ele se considera mais um como os demais, portanto não reivindica nada para si mesmo. Ele tem senso de pertencimento, ou seja, que ele faz parte de algo que é vital e maior do que ele. Quem não tem esse entendimento, nunca prospera. Quem se desconecta perde a proteção do corpo.
Quando alguém na família se considera maior do que os demais, a família não vai pra frente. O senso de pertencimento e humildade é que manterão a família unida, só se tem isso quem honra.
2) É a única forma de realmente estarmos conectados e não somente inseridos.
Estar conectado é muito diferente de estar inserido. Estar inserido tem a ver como só estar, mas não com o ser. Quem está conectado sempre desfruta da vida, do fluir.
3) É a forma de ser considerado fiel.
Deus falou para Eli: você ama mais a teus filhos do que a mim, você não pode ser sacerdote em minha casa por não ter sido encontrado fiel.
4) Honra é a forma de ter favor e não espada das autoridades superiores
A honra define se teremos espada ou favor das nossas autoridades. A honra define quem tem a primazia e coloca os outros em seus devidos lugares.
5) A honra acaba com a rebeldia
Quando eu me deixo liderar, quando eu me submeto em amor, valorizando e respeitando minhas autoridades, não existe espaço para a rebeldia. Quando os filhos de Corá desvalorizaram seu líder, Moisés, deram oportunidade para a desonra e o resultado foi morte.
6) A honra é o caminho de você ter aquilo que você deseja.
Quando Davi foi ungido rei, demorou pelo menos 13 anos para que ele de fato fosse o rei. O que é que Davi fez enquanto isso? Honrou a Saul em tudo. As promessas de Deus na vida de Davi se tornaram verdades enquanto ele honrava aqueles que Deus colocou em sua vida.
Saul foi beneficiado pela honra de Davi, pois o reino cresceu à medida que Davi lutava pelo seu reino. Davi também foi beneficiado, enquanto honrava Saul, venceu gigantes, conquistou novas terras, venceu muitas batalhas, se tornou conhecido e seu nome grande. O povo também se beneficiou. Quem honra sempre traz benefícios a todos.
Quando não há honra, as benção são impedidas de serem liberadas pois os canais que as conduzem se chamam: respeito, valorização e reconhecimento.
7) A honra é a única forma de cumprir o propósito Eterno.
Para cumprir o propósito divino é necessário e fundamental ter uma equipe e é impossível se ter uma equipe se não houver honra. Sem honra, sem equipe e sem propósito.
Judas fazia parte da equipe? Ele foi inserido na equipe, mas nunca quis fazer parte da equipe. Jesus considerava Judas comigo amigo, mas Judas nunca quis ter Jesus como seu amigo, por isso vendeu Jesus.
Conclusão:
Você entendeu? Então viva isso, seja feliz, se torne um matador de Gigantes como Davi foi.